Introdução

“Um combate eficaz contra a fraude e a corrupção exige um espírito de responsabilidade e de cooperação entre as autoridades de gestão dos programas operacionais e as entidades beneficiárias que asseguram a execução das operações financiadas. Nesse contexto, e pretendendo a AG do PO ISE ser, no exercício das suas funções, um agente ativo no combate à fraude e corrupção, convida todos os seus colaboradores, organismos intermédios e entidades beneficiárias a partilharem deste firme compromisso, adotando as medidas necessárias para proteger os interesses financeiros da União Europeia e de Portugal.” In Circular Normativa n.º 22/UC-UAC/2016 

As empresas que adotam a insígnia Bestcenter e/ou Biosphere Portugal não pretendem ficar alheias a este convite, pelo contrário, pelo que chamam, também a si, na sua esfera de responsabilidade, o papel no combate à fraude e à corrupção.

Enquadramento

O presente standard visa identificar os principais riscos de corrupção e infração e propor medidas que contribuam para a mitigação desses riscos. Porém, o combate à fraude e corrupção é um trabalho que jamais se pode considerar terminado pelo que se convida à proatividade de todos os colaboradores na proposta de medidas de mitigação adicionais.

Metodologia

Para a elaboração do presente Plano analisou-se a organização, missão, visão e valores, manuais, disciplina interna, procedimentos/standards e instruções de trabalho e procedeu-se à auscultação dos colaboradores para perceber quais os principais riscos identificados.

Com base nesse levantamento foi desenhado um plano com a identificação do risco, grau de risco, medidas de mitigação e responsáveis. O grau de risco foi definido com base na avaliação atual do risco considerando as práticas e comportamentos existentes na organização.